ELA NUNCA ESTÁ ONLINE

Quando estar presente é mais importante!

É difícil traduzir o verbo conectar. Embora seu significado pareça óbvio, quando olhado de perto, nos detalhes, olhos nos olhos, percebemos que nem sempre o que é entendido é vivido. E assim, nasce à certeza dura de que realmente é difícil traduzí-lo.

Eu, por exemplo, sou uma conectada que vive desconectada. Vivo no celular, uso internet tanto quanto bebo água, mas já perdi as contas das reclamações que recebo dos meus amigos por demorar séculos para responder as mensagens, por algumas vezes visualizar e não responder (é que respondo mentalmente e as pessoas não entendem isso kkk), de algumas vezes não ver as mensagens e perdê-las no limbo do “respondo assim que acabar isso aqui”, nas inúmeras vezes em que apaguei uma conversa importante e tive que pedir as pessoas para me enviarem de novo documentos, contatos... Nas inúmeras vezes em que não postei a foto do evento, da festa, do momento e deixei passar aquelas curtidas que com certeza viriam. Das inúmeras, inúmeras vezes em que tudo isso aconteceu.

Depois de algumas brigas e muitos puxões de orelha, entendi que algumas pessoas podem se sentir deixadas de lado, ignoradas e que é preciso tratar com carinho quem se ama, mesmo que esse carinho seja um emoji com olhos de coração. Confesso que decidi melhorar alguns pontos, como responder no mesmo dia que a pessoa me enviou a mensagem, ter a obrigação de responder se visualizar a conversa e sempre registrar pelo menos uma foto dos lugares, uma foto das pessoas que estou. Acontece, que mesmo depois disso tudo, preciso pedir desculpas mais uma vez aos meus amigos...

É que prefiro está conectada com os sentimentos, mais do que com os likes. Prefiro olhar nos olhos, mais do olhar nas telas. Prefiro sentir os abraços, mais que as visualizações. Prefiro aproveitar os momentos, mais que postá-los. Prefiro conversar pessoalmente, mais que por mensagens. Prefiro não conseguir controlar minhas caras, mais do que escolher emoticons. Prefiro está presente, mais do que está online. Por isso, talvez eu guarde essas fotos que tirei apenas como lembrança e não fique tanto tempo disponível no wpp. Talvez eu mude muitos outros hábitos e espero que vocês possam mudar comigo também!

Sei que não sou dessas amigas sempre presentes, sei que penso demais algumas vezes e que atraso compromissos muitas outras, furo ainda algumas, continuo demorando a responder no wpp (embora eu acredite ter melhorado muito nisso), sei de tudo isso. Mas, quero que vocês também saibam que quando estou com vocês, quando posso rir das risadas que vocês dão e ficar chocada porque falamos alto demais, quando comemos juntos até não aguentar mais só pelo prazer de comer, quando nem precisamos dizer nada porque nossa troca de olhares já disse tudo, quando fico assim, perto de vocês e de mim, eu estou de fato presente, eu estou de fato ali. Porque o verbo conectar só faz sentido com vocês. Porque espero que o mundo inteiro tenha amizades tão lindas e sinceras quanto as minhas!

Tudo é uma questão de conectar-se!


Quero agradecer a Meris Lopes, amiga e leitora, que me inspirou a esse texto com o vídeo Conectados!


 

Deixe uma resposta