Nesse espaço, reservei um cantinho especial onde divido um pouco das peças que já escrevi. Algumas já foram montadas e seguem seu caminho nos palcos, outras ainda esperam o encontro fascinante entre ator e texto. Por isso, a medida em que elas forem sendo realizadas, entram em nosso acervo, como as peças abaixo, todas já encenadas.
A dramaturgia é sem dúvida um grande combustível da arte! Espero que goste!


PEQUENA NOTÁVEL

Texto: Tamires Borges 
Direção: Jiddu Saldanha

Gênero: Comédia
Sinopse: Maria do Carmo é uma portuguesa que vem para o Brasil ainda bebe e se estabelece no Rio de Janeiro. Sempre apaixonada pela música, à medida que cresce – entre Lapa, Travessa do Comércio e Praça XV – Maria do Carmo vai adquirindo a cultura popular das ruas e é descoberta por Anibal Duarte, então Deputado Federal, que apresentando ela as pessoas certas transforma sua vida, fazendo nascer assim Carmen Miranda. Considerada uma das maiores artistas brasileiras, Carmem cantava, dançava, encenava e levou a brasilidade ao mundo.
Apresentado: IV Fest Solos 2017 e No Clube do Teatro 1º Edição

 

MINHA TERRA É QUALQUER LUGAR

 
Texto: Tamires Borges
Direção: Professores Oficena - Curso Livre de Teatro da Prefeitura de Cabo Frio

Gênero: Drama
Sinopse: Quatro homens completamente diferentes são traficados para a Cidade de Benim, no mercado de escravos de Uidá, em direção ao Brasil, no período da Diáspora Africana. Enfrentando a dor de deixar sua Terra, eles precisam transpassar suas diferenças e encarar à Árvore do Esquecimento onde são confrontados com suas histórias de vida e obrigados a deixar seu passado para trás.
Apresentado: 4º Encontro de Leituras Dramatizadas do Oficena.

 

TODO SILÊNCIO TEM UM NOME

Texto: Tamires Borges
Direção: Dandara Melo

Gênero: Drama
Sinopse: Marta é uma mulher que passa a vida inteira guardando as coisas para si mesma. Quando menina, era extremamente sonhadora, mas desiste de tudo por medo de não conseguir. Adolescente, se apaixona perdidamente e sofre pelo medo de ser iludida, de perder a si mesma. Quando jovem luta pelo mundo, mas para por pensar que tudo já está como está, sem solução. Quando adulta aceita o destino que lhe cabe. Um pouco mais velha, perde o brilho da vida e murcha. Assim, morre um dia engasgada por todas as coisas que não falou e não fez.
Apresentado: 4º Encontro de Leituras Dramatizadas do Oficena e Cenas do Oficena; pela CIA Sopro Feminino no Clube do Teatro 2º Edição e Festival SATED RJ de Esquetes.

 

TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO

Texto: Everson Rodrigues, Rafaella Medeiros e Tamires Borges
Direção: Rafaela Medeiros

Gênero: Comédia
Sinopse:Tudo começa quando um viajante do tempo chamado Seu Joel volta de um futuro não tão distante, mais exato do ano de 2074. Onde é aguardado por uma multidão curiosa e eufórica que espera as novidades do novo mundo. Mas, infelizmente, nada será como o esperado.
Apresentado: evento Semana do Meio Ambiente Auto Viação Salineira 2017

O MENINO DE ALMA PRETA

Texto e Direção: Tamires Borges


Gênero: Drama
Sinopse: O menino, ora humano ora macaco, discute quem ele é e quem ele pode ser a partir do padrão racial. Dançando entre as culturas brasileiras e suas raízes africanas, transforma-se em homem quando pinta sua pele de tradição e sua mente de ironia, amadurecendo e compreendendo a realidade como ela de fato é.
APRESENTADO: V Fest Solos 2018 e Clube do Teatro Relâmpago – 6ª Edição.

Top